Inspire-se: 15 filmes que todo empreendedor deve assistir


Adoro esta frase: “O jogo muda quando você se cerca de pessoas que te inspiram e te impulsionam para cima” É sempre bom receber uma dose de inspiração ou ter novos aprendizados, certo? E muitas vezes, nós conseguimos isso assistindo a filmes! Então fiz uma lista com 15 filmes dos quais acredito que você empreendedor deveria assistir. Alguns, eu já assisti, outros títulos surgiram através da indicação de amigos e pesquisa.

Cada filme tem uma lição. Cada título pode te ajudar a ter o insight que falta para seu negócio ou fazer com que você veja o rumo da sua empresa de um jeito diferente.



1 - Walt antes de Mickey


A Disney encanta adultos e crianças. Mas, até chegar nesse mundo de perfeição, Walt Disney teve um longo caminho pela frente. Nesse filme, você vai conhecer a história do homem que criou esse mundo de fantasia. A trajetória é cheia de altos e baixos, como a vida de muito empreendedor por aí! Mas a mensagem que fica é que com muita dedicação e esforço, você pode, sim, trabalhar com aquilo que ama!



2 - À procura da felicidade


Esse filme dá um tapa na cara de muita que reclama da vida. É uma história de superação e de alguém que não desiste até conseguir um futuro melhor.

O filme conta a história de Chris, um pai desempregado e despejado, que precisa sustentar o filho de 5 anos. Morando em abrigos e até dormindo em banheiros públicos, esse homem usa as habilidade de vendedor que possui para pleitear um novo emprego.

Será uma dose de estímulo para você nos seus negócios.



3 - O Lobo de Wall Street


Tudo bem que nosso protagonista não é nenhum mocinho e sua postura não é nem de longe um exemplo a ser seguido. Porém, a história baseada em fatos reais de Jordan Belfort mostra que as armas da persuasão podem fazer você ir longe. No caso de Belfort, ele foi parar longe mesmo, na prisão: por isso, é bom também aprender com os erros dos outros. Você vai perceber que esse cara chegou longe sendo um bom vendedor (observe com atenção a cena da caneta) e compreenda a importância de conhecer bem seu produto e o mercado no qual você atua.



4 - Fome de poder


Polêmico! Esse filme conta a história de ascensão da rede de lanches McDonalds. Sim, é mais um filme em que o protagonista não é nenhum santinho (muito pelo contrário) e tem uma postura repudiável.Mas a lição de que persistir nos seus objetivos para ter sucesso fica bem clara. Mas não é apenas persistir por persistir. Tem que ter dedicação e se entregar para valer no negócio. Você vai se impressionar com a revolução que Ray Kroc fez na maneira de preparar e vender hambúrgueres.



5 - Um sonho possível


Além de ser totalmente emocionante, esse filme, baseado em fatos reais, vai revigorar seu ânimo. Michael Oher é um jovem negro que vive na periferia. A mãe passa por problemas sérios com drogas e o filho acaba ficando de lado. Ele tinha tudo para ir para um mau caminho. Porém, o esporte (e uma madrinha que foi anjo) trouxe uma vida nova para o rapaz. Toda a trajetória de superação, de persistência e de saber que treinar é preciso vai te deixar de boca aberta! Tanto que, hoje, Oher é um jogador da NFL, a liga de futebol americano que é um sucesso nos Estados Unidos — e que vem conquistando o mundo.



6 - O homem que mudou o jogo


Mais uma história baseada em fatos reais para você ver como outras pessoas lidaram com pouco orçamento nos negócios e que mesmo assim, não desistiram, não deixaram de acreditar!

O filme conta a jornada de Billy Beanee e seu trabalho no time de beisebol Oakland Athletics. Após perder jogadores importantes na equipe, o time precisa se reestruturar com pouca grana. E eles conseguem isso por meio de análises estatísticas: mesmo com custos reduzidos, como eles poderiam aumentar o desempenho da equipe? Descubra assistindo ao filme! Uma mensagem fica clara: trabalhe em equipe e analise seus resultados. É uma boa aula de empreendedorismo!


7 - Coco, antes de Chanel


Sem dúvidas, esse filme é um exemplo de empreendedorismo feminino e também de #girlpower. Você vai conhecer a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, estilista francesa que revolucionou o mundo da moda.

Diferente das mulheres do seu tempo, Gabrielle passou a se vestir com roupas de homens, deixando de lado todos aqueles adereços espalhafatosos que as mulheres vestiam.

Isso obviamente chamou a atenção. Com pedidos de encomendas, Coco Chanel passou a produzir vestuários e chapéus sob medida e, assim, começou a montar seu império da moda.

A lição que você vai carregar nesse filme é, mais um vez, acreditar e persistir! Você também vai ver a importância de estar à frente do seu tempo, não querer seguir padrões e principalmente ter coragem para se impor com seu produto.



8 - O Diabo veste Prada


A história da carrasca Miranda Priestly, chefe da revista de moda Runaway, é um verdadeiro glamour! Nós não acreditamos que esse estilo de liderança seja suportado por muito tempo pelos colaboradores, já que a personagem é ofensiva e faz com que os funcionários tenham medo dela. Entretanto, se você analisar o filme com cuidado, vai perceber que tem muita lição sobre o universo do empreendedorismo para tirar.

Foco no resultado é uma delas. No final do dia em qualquer empresa, é isso que vai importar: entregar os resultados. Tudo bem que Miranda é um exemplo de grosseria e agressividade que deve ser evitado, mas a equipe dela funciona e entrega resultados.

Você não precisa ser um líder assim para que o seu time funcione, mas precisa ter bem claro na sua mente que entregar resultados é fundamental.

A superação também fica evidente no filme, já que Andy, a assistente de Miranda que é feita de gato e sapato no filme, consegue fazer coisas que pareciam impossíveis se tornarem realidade. Basta querer, basta correr atrás e ser pró-ativo!



9 - Um senhor estagiário


Esse filme é uma lição de carreira! Ben Whitaker é um senhor de 70 anos, aposentado, que inicia um projeto como estagiário de uma grande empresa.

A presidente da empresa, Jules Ostin, é uma workaholic assumida que começa a mudar sua forma de pensar e agir graças aos ensinamentos que esse estagiário começou a passar para ela. Ouvir os mais experientes faz toda diferença e acredito que seja isso que você vai levar como lição ao assistir a esse filme. Ter um mentor não só nos negócios, mas também na sua vida, vai te ajudar a deslanchar ainda mais na sua empresa.



10 - A Teoria de Tudo


Mais um filme baseado em fatos reais que conta a história de Stephen Hawking e mostra como o astrofísico fez descobertas relevantes no mundo científico. Como lições que você pode aprender com o filme, vale observar que nem sempre você terá a resposta para tudo (e que tá tudo bem!). Você nunca deve deixar de expressar a sua voz e de compartilhar seu conhecimento. Mesmo com a doença, Hawking criou uma maneira de se comunicar e verbalizar seu conhecimento. A superação é a chave de tudo!



11 - Poder além da vida


Essa é a história de Dan Millman, um jovem ginasta que sonha em ir para as Olimpíadas. Após uma lesão, o atleta descobre que tem muito a aprender e também crescer.

Ou você pode ver essa história como mais uma produção de Hollywood ou pode compreender lições de vida para começar a construir algo diferente e melhor para você!

Fazer o que você gosta, tornar-se o que você acredita e não ficar querendo resolver problemas com soluções externas são alguns dos insights que você vai fisgar.



12 - A Grande Aposta


Este filme conta a história de quatro investidores e como eles fizeram sua fortuna no mercado imobiliário no Estados Unidos. Você vai perceber a importância de se antecipar com seus produtos e serviços para ter sucesso.

O filme foi indicado ao Oscar e conta com um elenco de peso! Esse é mais um dos filmes que todo empreendedor deveria assistir.



13 - Jogo da Imitação


O filme conta a história do matemático Alan Turin. A trama se passa durante um episódio da Segunda Guerra Mundial, no qual o matemático precisa ajudar o governo a decifrar o famoso código alemão Enigma.

Você vai aprender lições de liderança assistindo a esse filme, já que vai ver que Turin tinha muita dificuldade em lidar com as pessoas. Porém, isso não foi um empecilho para que o objetivo final, de decifrar códigos, fosse resolvido.



14 - Estrelas além do tempo


Este filme é baseado no livro Hidden Figures e conta a história de três mulheres negras que trabalhavam na NASA na década de 60.

Nesse período, os Estados Unidos estavam na corrida espacial contra a União Soviética e essas mulheres, que se dedicavam no centro específico de matemática, se esforçaram ao máximo para ajudar o país.

É uma lição sobre quebra de barreiras, do empoderamento feminino e principalmente contra o preconceito racial. Sem dúvidas, um dos filmes que todo empreendedor deveria assistir é esse aqui.



15 - Joy: O nome de sucesso


Ela inventou um esfregão no momento que as pessoas mais precisavam de um item assim para facilitar a limpeza de casa. É o que todo empreendedor busca: facilitar a vida das pessoas com soluções simples, aquelas que logo vem na mente: por que eu não pensei nisso antes? O empreendedor pensou!

É uma lição para motivar quem está começando um negócio do zero e não tem apoio nem mesmo dos familiares… Mas que insiste mesmo assim na sua ideia.


Espero que você tenha gostado do artigo e que o conhecimento transmitido tenha sido útil para seus projetos!





Sobre o autor

Hudson Cunha é Coach, jornalista, editor do Blog do Hudson Cunha, especialista em Comunicação digital e idealizador da Escola do Jornalista Digital.

0 visualização

© 2017 por StudioF//LabCriativo