Carnamuseu: conheça o carnaval alternativo de Brasília

Cinco dias de festa no Museu da República. Evento gratuito



Opções não vão faltar para quem acompanha o carnaval alternativo do DF. A sexta-feira de carnaval (01/03) começa com uma grande novidade: é o CarnaMuseu, a partir das 18h, no Museu Nacional da República. A folia vai até terça-feira (05/03) e receberá blocos com diferentes estilos musicais para atrair todos os gostos. O evento é gratuito e traz como tema a luta contra o preconceito, o machismo, a homofobia e a intolerância religiosa. 


O CarnaMuseu é uma ótima proposta para quem deseja fugir dos tradicionais blocos de carnaval e curtir gêneros musicais não tão comuns nesta época do ano.


Acompanhe a programação:


Sexta- feira (01/03):

Bloco Libre! abre a festa com a presença da Dj La Bonita, seguido por Rainhas do Babado & Dj Conceitinho, Comboio Percussivo!, Dj Amandix e Martinha do Coco, que fecha o primeiro dia de carnaval com muito samba de raiz. As projeções ficam por conta do VJ Nibêra.


O Bloco Libre! existe há seis anos e sempre dedica a festa a um país, e desta vez a homenagem vai para a República Popular da China. A escolha se deve a aproximação do país com o Vaticano. O bloco é internacionalista, defende o direito à cidade, a diversidade cultural e a consciência ambiental.


Sábado (02/03):

A festa começa mais cedo, a partir das 17h, com Bloco CarnaReggae e o músico, instrumentista, compositor e cantor Wagner Gama, que estará acompanhado do Quarteto Reggae Music. Renato Matos fará uma participação especial. A festa continua com a banda autoral que mistura rap, reggae, jazz, rock, funky e poesia: O PlantaE. A banda já é conhecida na cidade, foi uma das dez selecionada do concurso de autorais da TV Globo. A discotecagem da festa continua ao som do reggae da Dj Jana e Dj Ras BemRu.


Domingo (03/03):

Já é conhecido por ser o dia da Batalha do Museu. O CarnaMuseu recebe o Bloco Baile House com muito rap, hip hop e funk, a partir das 16h. O Bloco abre as festividades com freestyler e rapper convidados que participam da Batalha do Museu e da Praça do Relógio. Entre cada batalha de rima a animação fica por conta do grupo Stuffa, Hate Aleatório, Caleba Brasil, Matilha e Dj La Bonita que toca Ragga, Trap Music, Funk Carioca, Deep House e Tropical Bass.


Segunda-feira (04/03):

A partir das 18h, Brasília consagra a fama de capital do rock no CarnaMuseu ao receber o ReveiRock com as bandas: O Tarot, Sobra, a discotecagem fica por conta do DJ Prezi da festa La Pauta.


A Sobra é um punhado de músicas de vários artistas renomados da cidade. O Tarot é uma banda-caravana com música brasileira temperada com elementos multiculturais, que tem ganhado destaque em virtude de seus shows potentes e pela riqueza de suas composições, que fundem estilos musicais variados. 


Terça-feira (05/03):

O CarnaMuseu se despede do Carnaval 2019 com o Bloco do Forró, a partir das 17h ao abrir seu palco para o Trio Porta do Mundo que toca músicas autorais e poéticas com os ritmos típicos de Pernambuco, tais como: forró, coco, baião, maracatu rural e cavalo marinho. A festa prossegue com DJ Prezi da festa La Pauta.



CARNAMUSEU


O evento está na segunda edição e começou a partir do sucesso do Bloco Libre!, que depois de nascer no Cruzeiro, passar pela Funarte e se encontrar no Museu da República em 2017,  resolveu atender ao pedido dos foliões e aumentar seus dias de folia. Todo ano, os foliões perguntavam qual a programação dos outros dias de carnaval e indagavam se o bloco se apresentaria também no próximo dia. Por isso, o CarnaMuseu nasceu para atender seu público fiel e agregar novas pessoas amantes da festa. 


Nos dias do evento, uma praça de alimentação com food-trucks, saciará a fome e a sede dos foliões. O CarnaMuseu tem o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.




Fernanda Sá é jornalista e fundadora do Studio F//Lab Criativo.

0 visualização

© 2017 por StudioF//LabCriativo